Antigo treinador de Federer sem dúvidas: «O único defeito de Nadal era a sua maior qualidade»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 23, 2024
Foto: EPA

Rafael Nadal colocou um ponto final numa carreira histórica. Foi um trajeto marcado por excelência dentro e fora do court, sendo que um dos antigos treinadores de Roger Federer destaca talvez o único aspeto que Rafa podia ter mudado ao longo do seu percurso.

“O único defeito de Nadal era a sua maior qualidade. O único defeito era a sua humildade e essa também é a sua maior virtude. Às vezes olhava para ele e perguntava-me como não tinha um ego maior. Sempre foi tão amável e humilde no que fazia que isso às vezes entorpecia a sua capacidade para entrar no court e matar a bola”, disse Paul Annacone ao Tennis Channel.

Leia também:

 

Annacone desenvolveu mais esta ideia. “Quando o Rafa se sentia vulnerável, não atacava a bola. Vimos isso no seu último encontro porque não tinha jogado e estava na pior superfície. A sua bola tem muito efeito e salta muito, mas devido a essa humildade, não entrou no court e começou a disparar. Uma vez mais, a sua maior debilidade, se tiver alguma, era a sua humildade. Se mudas isso por quão amável e valioso é, fico com esse equilíbrio”, rematou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt