Alcaraz muda de corpo e bate Rublev para reacender esperanças nas ATP Finals

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 13, 2024

Entre tosse, ranho e não respirar bem, Carlos Alcaraz mudou de corpo e assinou uma excelente exibição para ressuscitar nas ATP Finals 2024. O número três do ranking mundial não se apresentou claramente a 100 por cento, mas descobriu maneiras de levar a melhor diante de Andrey Rublev (8.º) para se colocar totalmente dentro da luta pelo apuramento para as meias-finais em Turim.

Carlitos resolveu a questão com os parciais 6-3 e 7-6(8), sendo que ainda teve de salvar dois set points no tie-break do segundo parcial, depois de passar todo o duelo sem enfrentar um único break point. Alcaraz apresentou-se solto na linha de fundo, até com algum conforto na movimentação, ao ponto de assinar uma série de pontos que levaram o público à loucura. Já Rublev, que teve um colapso tenístico na reta final do primeiro parcial, recompôs-se e chegou a engatar 19 pontos seguidos no serviço no segundo parcial.

A questão é que russo, que até virou um 3-5 para 6-5 no tie-break, não conseguiu aproveitar os set points de que dispôs e cedeu na segunda oportunidade que o espanhol teve na mão. Desta forma, o murciano conquista a sua primeira vitória e tenta chegar embalado ao encontro decisivo com Alexander Zverev — que mais logo ainda defronta Casper Ruud — na sexta-feira.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt