Gastão Elias confirma duelo com Jaime Faria e garante um português nas meias-finais em Curitiba

Por José Morgado - Outubro 24, 2024
elias-oeiras
FOTO: Beatriz Ruivo/FPT

Gastão Elias, de 33 anos, está a viver uma semana importante no Challenger de Curitiba, no Brasil, um país onde já viveu e com o qual tem uma forte ligação (até técnica, uma vez que trabalha há vários anos com o brasileiro Guilherme Balboa). Esta quinta-feira, o tenista da Lourinhã qualificou-se para os quartos-de-final do torneio do país irmão e garantiu que vamos ter representação nacional nas meias-finais da prova, uma vez que vai defrontar Jaime Faria na sexta-feira.

Elias, número 326 do ranking mundial, até perdia por 7-5, 2-6 e 3-2, com break de atraso no terceiro set, quando o paraguaio Daniel Vallejo (237.º ATP, de 20 anos) se viu forçado a abandonar devido a falência física. Vallejo chegou a ter dois breaks de avanço na terceira partida, mas começou a ter cãibras ao ponto de nem sequer se conseguir mexer mais. Gastão, que curiosamente tinha jogado mais de 3h30 na primeira ronda e é 13 anos mais velho do que o sul-americano, acabou por ser aquele que dos dois se aguentou melhor fisicamente.

Gastão Elias e Jaime Faria vão defrontar-se pela segunda em encontros oficiais. No início do ano, no primeiro Challenger indoor de Oeiras, no Jamor, o mais velho dos dois portugueses triunfo em três sets nos quartos-de-final.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com