Medvedev despacha Monfils e Bu vence duelo chinês contra Shang em Pequim

Por José Morgado - Setembro 27, 2024
Medvedev

Daniil Medvedev, número cinco do Mundo e vice-campeão do ATP 500 de Pequim em 2023, regressou esta sexta-feira ao Open da China com uma vitória muito tranquila a caminho da segunda ronda. O duelo contra Gael Monfils (46.º ATP, ex-top 10) não desiludiu ao nível dos pontos espetaculares, mas nunca foi verdadeiramente competitivo, com o russo de 28 anos a impor-se ao francês de 38 (!) por 6-3 e 6-3 para marcar duelo com outro francês — Adrian Mannarino (44.º) — na segunda ronda.

As primeiras horas da jornada masculina de sexta-feira em Pequim ficaram ainda marcadas pelo duelo cem por cento chinês que abriu o court central. Num encontro entre dois jogadores na melhor forma das suas vidas, foi Bu Yunchaokete (96.º ATP), de 22 anos, a virar para bater o mais jovem e cotado Jerry Shang (19 anos, 55.º ATP e campeão de Chengdu na semana passada), por 6-7(3), 6-2 e 6-4, em 2h30 de batalha.

 

Roman Safiullin (derrotou Stan Wawrinka 6-3 e 6-4), Francisco Cerundolo (superou Jakub Mensik 7-6 e 6-1) e Roberto Bautista Agut (eliminou Arthur Rinderknech 6-3 e 6-4) também seguiram para a segunda ronda na capital chinesa.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com