ÉPICO! Zheng volta a derrotar Vekic no melhor encontro feminino do US Open que terminou às 2h15 da manhã

Por José Morgado - Setembro 2, 2024

Que loucura! Que batalha! Zheng Qinwen, campeã olímpica há um mês e atual número sete do ranking mundial, confirmou já na madrugada desta segunda-feira o seu regresso aos quartos-de-final do US Open, ao voltar a vencer a croata Donna Vekic, 24.ª WTA, numa reedição da final olímpica que foi — de longe — o melhor encontro feminino do torneio até ao momento e que terminou já depois das duas da manhã em Nova Iorque.

A chinesa de 23 anos impôs-se à croata de 27 por 7-6(2), 4-6 e 6-2, numa batalha absolutamente fabulosa, onde foram produzidos 67 winners — alguns deles simplesmente absurdos — contra 57 erros não-forçados, num encontro que foi muito melhor do que aquele que protagonizaram na discussão da medalha de ouro.

Nos quartos-de-final, Zheng reencontra a tenista que a eliminou nessa fase da prova em 2023: Aryna Sabalenka, número dois WTA e para muitos a grande favorita ao título em Flushing Meadows. A bielorrussa comanda o confronto direto por 2-0, uma vez que para além do referido encontro no US Open 2023 as duas defrontaram-se ainda… na final do Australian Open no início desta temporada.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com