Alcaraz entra tranquilo no US Open apesar de pequena ‘distração’

Por José Morgado - Agosto 28, 2024

Carlos Alcaraz, número três do Mundo e vencedor de quatro títulos de Grand Slam aos 21 anos — incluindo os dois últimos, Roland Garros e Wimbledon –, entrou esta terça-feira em sessão noturna com uma vitória tranquila no US Open, prova que venceu em 2022, ainda que tenha deixado escapar um set diante de um qualifier que desde cedo se percebeu que tinha poucas chances de desafiar o (muito) favoritismo do prodígio espanhol.

O ex-líder do ranking mundial derrotou o australiano Li Tu, 186.º da hierarquia mundial, por 6-1, 4-6, 6-3 e 6-1, em sensivelmente três horas de duelo, num encontro que se complicou durante meia-hora, quando Alcaraz perdeu quatro jogos consecutivos a partir da vantagem de set e break na primeira metade do encontro. Tu acreditou, puxou pelo público e obrigou o prodígio espanhol a passar horas extra em campo.

Na segunda ronda, que nesta parte superior do quadro se joga na quinta-feira, Alcaraz tem encontro marcado com o neerlandês Botic Van de Zandschulp, número 74 ATP. O espanhol venceu (facilmente) os dois encontros anteriores.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com