Andreeva estreia-se em ‘quartos’ de Grand Slam aos 17 anos e os franceses já não têm tenistas em singulares

Por José Morgado - Junho 3, 2024

Mirra Andreeva, de apenas 17 anos recém-cumpridos no final de abril, escreveu esta segunda-feira mais uma página bonita no início de uma carreira que promete ser de topo, ao qualificar-se pela primeira vez para para os quartos-de-final de um torneio de Grand Slam, em Roland Garros.

A jovem russa, número 38 do Mundo, derrotou a sua ex-compatriota Varvara Gracheva, número 88 WTA e última representante francesa nos quadros de singulares, por 7-5 e 6-2, depois de ainda ter necessitado de salvar dois set points quando serviu a 4-5 no primeiro set. A partir daí… dominou por completo.

Nos quartos-de-final (na quarta-feira), a russa tem encontro marcado com a bielorrussa Aryna Sabalenka, número dois do Mundo, que a derrotou nas duas vezes anteriores em que se defrontaram. Sabalenka derrotou Erika Andreeva, irmã mais velha de Mirra, na primeira ronda.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com