Os números que mostram a dimensão do triunfo de Ruud sobre Djokovic em Monte-Carlo

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 14, 2024

Casper Ruud alcançou um enorme triunfo nas meias-finais do Masters 1000 de Monte-Carlo, ao deixar pelo caminho Novak Djokovic, o número um do Mundo. Nunca na história do ténis norueguês um homem tinha batido o líder do ranking, pelo que só por aí se percebe a magnitude da vitória do atual 10.º classificado. Mas há mais por trás deste momento fantástico de Ruud.

É que o nórdico tornou-se, por exemplo, apenas no quarto tenista a conseguir derrotar Djokovic nas meias-finais de um Masters 1000 em terra batida, juntando-se a Roger Federer, Rafael Nadal e Carlos Alcaraz. Companhia nada má para Ruud, que também se tornou no primeiro da história a bater o número um do Mundo nas ‘meias’ de Monte-Carlo: nas outras 13 vezes que o homem que ocupava a liderança do ranking esteve nas ‘meias’, venceu sempre. Agora desapareceu essa perfeição à custa de Ruud.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt