Portugal-Noruega, 2-1: Manas Jorge triunfam e aproximam Portugal da permanência

Por José Morgado - Abril 11, 2024
Sara Falcão/FPT

A seleção portugues da Billie Jean King Cup deu esta quinta-feira um passo fundamental rumo ao objetivo da permanência no Grupo 1 da Zona Europa/África, que este ano está a ser disputado no complexo de ténis do Jamor, em Oeiras, ao derrotar a Noruega por 2-1, na primeira jornada da Pool de Permanência, para onde foram parar todas as seleções que ficaram em quarto e último lugar na primeira fase.

Depois do empate nos duelos de singulares, as irmãs Francisca e Matilde Jorge, que dominaram o circuito ITF de pares nos últimos dois anos, derrotaram as norueguesas Ulrikke Eikeri (especialista da variante) e Emily Sartz-Lunde, de 18 anos, por 7-6(2) e 7-6(3), num duelo de duas horas que foi muito equilibrado e emocionante.

Portugal tentará confirmar a permanência no Grupo 1 no sábado diante da Bulgária. As norueguesas já não dependem só delas, mas tentarão vencer as búlgaras na sexta-feira para continuarem ‘vivas’.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com