Duarte Vale após vitória no Estoril Open: «É um torneio ATP portanto não há nada fácil»

Por Luísa Palmeira - Março 30, 2024
Ben Shelton of Usa and Duarte Vale of Portugal playing against João Sousa of Portugal and Dominic Thiem of Austria during the 1st round of the Millennium Estoril Open tournament at CTE- Clube de Ténis do Estoril.

ESTORIL, Portugal. Duarte Vale garantiu este Sábado a passagem à última ronda da fase de qualificação do Millennium Estoril Open, naquela que foi a sua segunda vitória em torneios ATP depois de ter passado a primeira ronda do qualy do antigo Estoril Open, no Jamor, em 2014.

“Parece que é a primeira [vitória]. Senti-me bastante bem, estava confiante antes do jogo. Obviamente era suposto jogar com o primeiro cabeça-de-série e acabei por jogar com um alternate e isso foi uma mudança com o ship que entrei para o jogo. Estava preparado para uma coisa e à última da hora é diferente, foi uma pequena adversidade mas não muda muito. Vim para aqui para me focar naquilo que tenho vindo a fazer e o que eu queria fazer hoje e foi isso que fiz e saíram-me bem as coisas.”, começou por analisar Vale após o encontro.

Na segunda ronda, Vale vai enfrentar o britânico Jan Choinski: “Acho que vai ser um encontro duro. É um torneio ATP portanto não há nada fácil, e vou tentar focar-me naquilo que quero fazer e competir muito bem e depois o resultado logo se vê.”

Após o encontro, Vale explicou ainda as diferenças nas sensações em torneios ATP versus Futures e Challengers: “É diferente, sinto que há mais distrações, é mais difícil focares-te naquilo que queres fazer. As tarefas simples são mais complicadas porque há sempre mais estimula e requer mais esforço. De resto em termos de ténis eu tento abordar como se fosse um future ou um challenger, acho que seria um erro não abordar dessa maneira, mas consume mais energia e é mais difícil concentrar.”