Zhang continua a ‘crescer’ e elimina Auger-Aliassime; Davidovich também vence em França

Por José Morgado - Fevereiro 8, 2024
zhang

Zhang Zhizhen já não é um miúdo — tem 27 anos — mas continua a quebrar barreiras históricas para o ténis masculino chinês nesta fase da sua carreira. Numa altura em que a sua compatriota e amiga Zheng Qinwen está em grande (foi finalista do Australian Open), Zhang não quer ficar atrás e esta quinta-feira alcançou uma grande vitória para se qualificar para os quartos-de-final do ATP 250 de Marselha, em França.

O chinês, número 50 do Mundo — o primeiro homem chinês nessa elite do ATP –, derrotou na segunda ronda do torneio francês o canadiano Felix Auger-Aliassime, ex-número seis e atual 28.º, por 6-4 e 6-4, num encontro que controlou desde início e no qual foi sempre muito superior. Vai defrontar o russo Karen Khachanov, 18.º ATP, nos quartos-de-final.

Quem seguiu igualmente para os quartos-de-final neste início de jornada em Marselha foi o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 24 ATP, que levou a melhor sobre o finlandês Emil Ruusuvuori, 55.º da hierarquia masculina, por 6-3 e 7-5. Depois de um mau Australian Open — perdeu na segunda ronda com Nuno Borges, o tenista de Málaga vai tentar recompor-se.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com