Rune vira o que parecia perdido e bate Ruud pela primeira vez rumo à final em Roma

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 20, 2023

Quando Casper Ruud se viu a liderar por 7-6 e 4-2, as contas pareciam estar quase resolvidas quanto ao primeiro finalista do Masters 1000 de Roma. Mas Holger Rune nunca se rendeu e tinha outros planos. Ao ponto de dar uma cambalhota brutal no marcador, que só acabou com o jovem dinamarquês de 20 anos a apurar-se para a final de um torneio desta categoria pela terceira vez na carreira.

Rune celebrou o triunfo com os parciais 6-7(1), 6-4 e 6-2 ao cabo de 2h42, a mostrar capacidade de luta e de adaptação para resolver um quebra-cabeças. É que Ruud estava intratável no serviço, sem qualquer break point enfrentado, e lançava-se para a quinta vitória em outros tantos encontros diante do dinamarquês. No entanto, com 30-15 e a servir com 4-3 acima, Ruud disparou uma dupla falta, um erro de direita, um erro de esquerda e tudo mudou.

Desde o momento em que perdia por 7-6 e 4-2, Rune venceu dez dos doze jogos seguintes, isto depois de Ruud ter mostrado algum do seu melhor ténis em 2023. Certo é que o número sete do ranking ATP prepara-se agora para a terceira final Masters 1000 da carreira, segunda este ano depois de perder em Monte Carlo, e persegue o segundo título para juntar ao de Paris em 2022.

Nota ainda para o facto de Holger Rune garantir ainda uma subida para o sexto lugar do ranking ATP, fixando um novo recorde pessoal. E o título, que irá disputar com Stefanos Tsitsipas ou Daniil Medvedev, pode deixá-lo colado à luta pelo top 5.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt