Rune agiganta-se perante a polémica e apaga Djokovic rumo às ‘meias’ de Roma

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 17, 2023

Holger Rune entra em court com a certeza absoluta de que pode ganhar esteja quem estiver no outro lado da rede. E provou o porquê mais uma vez, ao assinar uma exibição brutal para derrotar Novak Djokovic nos quartos-de-final do Masters 1000 de Roma, fase em que o número um do Mundo não perdia neste torneio desde 2013. Aliás, é apenas a quarta vez na carreira que cai tão ‘cedo’ no Foro Itálico, mas o dinamarquês esteve pouco importado com a história.

Com apenas 20 anos, Rune repetiu o triunfo que tinha somado contra Djokovic na final do Masters 1000 de Paris — lidera o head to head com o sérvio agora –, desta feita com os parciais 6-2, 4-6 e 6-4, num encontro em que até teve de lidar com polémica e com um momento em que acabou por ser prejudicado. É que Mohamed Lahyani chamou mal uma bola que seria fora e daria o 3-3 no segundo set, algo que na altura catapultou Djokovic para a conquista do segundo parcial.

Leia também:

 

Certo é que esse segundo só terminou depois de uma interrupção de uma hora provocada pela chuva, com o duelo a voltar com 4-5 e 0-30 no serviço de Rune. Nole foi implacável para fechar de imediato e a lógica indicava que o sérvio ia disparar no marcador. Mas não. Rune manteve a calma e voltou a um ténis taticamente a roçar a perfeição para dominar a terceira partida e resolver o encontro. Agora está nas meias-finais à espera de Casper Ruud ou Francisco Cerundolo.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt