Sabalenka isola-se no topo em estatística que mostra poderio

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 4, 2023
2023-04-29 MUTUA MADRID OPEN 2023 CAJA MAGICA MADRID (SPAIN) ARYNA SABALENKA PHOTO: Mateo Villalba / MMO

Aryna Sabalenka está cada vez mais estabelecida como um poço de força no circuito feminino e só esta temporada já vai em cinco finais, depois de garantir o acesso ao encontro decisivo no Mutua Madrid Open. Para lá chegar, derrubou mais uma top 10, neste caso Maria Sakkari, elevando o total da carreira para 24 triunfos diante de jogadoras que pertencem a esta elite do ranking mundial feminino.

Ora, se recuarmos cinco anos, até Eastbourne em 2018, encontramos aí a primeira vitória da bielorrussa contra uma top 10. Se compararmos com todas as outras jogadoras no mesmo período, percebemos que ninguém tem mais triunfos deste tipo. Iga Swiatek é quem mais se aproxima, com 24, seguindo-se Maria Sakkari (22), Ashleigh Barty (22) e Belinda Bencic (22).

É evidente que há um dado que é preciso ter em linha de conta. Swiatek é três anos mais nova do que Sabalenka e já apresenta um registo quase igual, sendo que na altura em que a bielorrussa derrotou uma top 10 pela primeira vez, ainda estava a dar os primeiros passos com 17 anos.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt