This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Djokovic vence Australian Open 2015
Novak Djokovic é o grande vencedor do Open da Austrália 2015! Num grande encontro de ténis, o número um mundial voltou a superar o amigo Andy Murray numa final do primeiro torneio do Grand Slam da temporada (terceira entre os dois nesta década) e elevou para oito o número de títulos da categoria, igualando históricos nomes do ténis mundial como Ivan Lendl, Andre Agassi e Jimmy Connors.
O encontro começou a grande nível, com os dois tenistas a protagonizarem pontos bastante disputados logo desde o primeiro jogo de serviço. Ao terceiro jogo do encontro, Murray dispõe de três break-points, mas não consegue concretizar nenhum deles e é o número um mundial quem acaba por ser o primeiro a quebrar, logo no jogo seguinte, confirmando de seguida a sua vantagem de 4-1. ‘Nole’ parecia claramente por cima nesta fase do encontro, mas o britânico não se deixou abalar e ganhou cinco dos sete jogos seguintes, quebrando inclusivamente Djokovic quando este servia a 5-4, para ganhar a primeira partida, e levando a decisão do encontro para tie-break; aí, voltou a ser o sérvio o mais forte, a anular uma desvantagem de 2-4 para triunfar, ao cabo de 1h12, pelo parcial de 7-6(5).
O campeão olímpico vinha alinhando bastante erros não-forçados, e parecia que esse registo se iria manter quando Djokovic venceu quatro jogos de seguida para anular o break inicial conseguido por Murray no início do segundo set. O britânico voltou a ter uma boa reação e ainda dispôs de um set-point no serviço do seu adversário, a 5-4, mas teria de passar por novo tie-break para conseguir igualar o encontro. Mais de duas horas e meia de jogo, dois tie-breaks, 7-6(5) 6-7(4).
Murray estava claramente com o ascendente nesta fase do encontro, pelo que foi sem grande surpresa que o britânico quebrou logo de entrada no início do terceiro parcial. A resposta de Djokovic náo se fez esperar, e a perder por 0-2 o tetracampeão do Open da Austrália só perdeu mais um jogo nesta partida, adiantando-se por dois sets a um, com 6-3 neste último.
Além de estar em vantagem, ‘Nole’ parecia bem melhor fisicamente nesta fase do encontro, e a história da quarta partida resumiu-se a seis jogos, à semelhança do que tinha acontecido no derradeiro set do seu encontro das meias-finais frente a Stan Wawrinka. Ao cabo de 3h39, Novak Djokovic tornou-se no primeiro homem a conquistar cinco títulos do Open da Austrália na Era Open, sendo que apenas o tenista da casa Roy Emerson, com seis, foi mais feliz que o sérvio no Happy Slam.
Com este resultado Djokovic mantém, logicamente, o primeiro posto da hierarquia, ao cabo que Murray regressa ao top4 mundial. O britânico voltou a perder pela quarta vez na final de Melbourne, e continua a “só” ter derrotado Djokovic em finais de outros eventos do Grand Slam que não o Open da Austrália.
- Categorias:
- Australian Open
- Grand Slams