Alcaraz escolhe a vitória mais saborosa e a derrota que mais lhe custou

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 26, 2023
Carlos Alcaraaz
Carlos Alcaraz

Carlos Alcaraz pode ter apenas 19 anos, mas já apresenta um currículo que quase todos os tenistas aceitavam como a totalidade da carreira. Entre inúmeros feitos e momentos especiais, o espanhol foi questionado sobre qual foi a vitória mais saborosa até este momento… mas também a derrota que mais lhe custou. Tudo isto na antecâmara do Masters 1000 de Madrid, onde se prepara para tentar defender o título.

Ora, Carlitos conquistou o US Open e três Masters 1000, mas o torneio nova-iorquino fica de fora desta escolha, bem como a final de qualquer um desses Masters 1000. A vitória mais saborosa aconteceu em Madrid, no ano passado, mas nas meias-finais. Alcaraz não esquece o triunfo sobre Novak Djokovic, um dia depois de bater Rafael Nadal um dia antes de conquistar o troféu diante de Alexander Zverev.

Quanto à derrota que lhe custou, a eleição recaiu num duelo do Masters 1000 de Paris em 2021. Diante de Hugo Gaston, Alcaraz teve vantagem de 4-2 no primeiro e de 5-0 no segundo, mas acabou por perder por 6-4 e 7-5, num duelo em que admite não ter sabido lidar com o público e todo o ambiente que se fazia sentir.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt