Medvedev apanha susto mas apura-se em Miami para a quinta final seguida

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 31, 2023

Parece-nos seguro dizer que Daniil Medvedev está viciado em finais. É que o número cinco do ranking ATP venceu o 23.º dos últimos 24 encontros disputados e garantiu o apuramento para a sua quinta final consecutiva, desta feita no Masters 1000 de Miami. Pelo caminho ficou o compatriota Karen Khachanov (16.º), que ainda pregou um susto ao ‘vice’ de Indian Wells.

Medvedev resolveu a questão em 2h19, com os parciais 7-6(5), 3-6 e 6-3, sendo que só o primeiro set durou mais do que uma hora. O russo mais cotado até teve um set point quando servia para fechar a 5-3, mas não aproveitou e viu-se embrulhado no tie-break, onde encontrou clarividência para resistir. No entanto, Khachanov foi eficaz na única oportunidade que teve para quebrar Medvedev na segunda partida e aguentou-se para forçar o desempate.

O segundo podia arrancar de forma quase igual, já que Khachanov teve break point a abrir, mas desta feita não foi eficiente e Medvedev fê-lo pagar caro por isso. Daniil estabilizou e já não olhou para trás para alcançar a quinta final seguida, na sequência dos títulos em Roterdão, Doha e Dubai e do duelo perdido em Indian Wells. A luta pelo troféu em Miami até pode ser igual à da Califórnia, já que Carlos Alcaraz vai medir forças com Jannik Sinner. É a 32.ª final da carreira do russo.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt