Potapova imune a polémicas surpreende Gauff rumo aos ‘oitavos’ em Miami

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 25, 2023

Anastasia Potapova tem estado no centro das atenções até mais por questões que pouco têm a ver com o bom ténis que vai apresentando esta temporada. É que a russa, número 26 do ranking WTA, foi muito criticada por várias tenistas por ter surgido no court em Indian Wells com uma camisola do Spartak Moscovo. No entanto, a verdade é que Potapova se mostrou imune a tudo isso para somar uma das melhores vitórias da carreira em Miami.

Com Coco Gauff (6.ª) pela frente, a tenista de leste bateu uma jogadora do top 10 pela terceira vez na vida, agora com os parciais 6-7(8), 7-5 e 6-2, ao cabo de 2h39. A jovem norte-americana parecia ter o encontro resolvido quando sobreviveu a um primeiro set duríssimo e liderou por 5-3 na segunda partida. No entanto, perdeu quatro jogos seguidos e seguiu para o terceiro parcial, onde voltou a perder quatro jogos consecutivos mas a partir do 2-2.

Assim, Potapova marca duelo com Qinwen Zheng, isto um dia em que Magda Linette (19.ª) também alcançou uma meia surpresa, ao bater Victoria Azarenka (16.ª), por 7-6(3), 2-6 e 6-4, sendo que chegou a estar a perder por 2-0 na terceira partida. Segue-se Jessica Pegula ou Danielle Collins.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt