De Minaur sobe de nível e domina Rublev em Roterdão

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 15, 2023

Até à reta final da temporada, Alex de Minaur tinha um problema: simplesmente não conseguia descobrir a forma de derrotar tenistas do top 5 e tinha um terrível 0-18 cravado no seu registo. No entanto, algo mudou na reta final do ano passado e agora o Demon acabou de somar a sua terceira vitória nos últimos quatro encontros contra membros do top 5, desta feita ao bater Andrey Rublev na primeira ronda do ATP 500 de Roterdão.

O australiano, número 25 do Mundo, fez uma exibição impecável do início ao fim para dominar o russo, 5.º do ranking e segundo cabeça-de-série, com os parciais 6-4 e 6-4. De Minaur nem sequer um ponto de break permitiu a Rublev, ao passo que foi pressionando de forma constante o serviço do russo. A pressão surtiu efeito e o Demon confirmou mesmo a surpresa para marcar duelo com Maxime Cressy na próxima eliminatória.

Outro cabeça-de-série a fazer as malas em Roterdão foi Hubert Hurkacz, quinto favorito e 10.º do ranking ATP. Num encontro em que o serviço ditou quase sempre a lei — houve apenas um break para cada lado –, quem levou a melhor foi Grigor Dimitrov (28.º), com uma exibição extremamente sólida para triunfar com os parciais 7-6(4) e 7-6(5), em pouco menos de duas horas, avançando logo para os quartos-de-final.

Já Botic van de Zandschulp (35.º) fez as delícias do público da casa, ao alcançar uma grande reviravolta diante de Quentin Halys (62.º) ainda na primeira ronda. O neerlandês esteve a perder por 7-5 e 4-2, mas acabou a celebrar com os parciais 5-7, 6-4 e 7-6(4). Segue-se um duríssimo embate com Daniil Medvedev.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt