Bia Haddad aplica ‘pneu’ e bate Bouzkova na estreia em Abu Dhabi

Por Bruno da Silva - Fevereiro 7, 2023

A brasileira Beatriz Haddad Maia venceu de virada na estreia do WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, esta terça-feira (7). A número 14 do mundo, cabeça de sério número 6 do torneio, superou a checa Marie Bouzkova (26ª) com parciais de 4-6, 6-3 e 6-0, em 2h27. Este foi o segundo confronto entre ambas e a segunda vitória de Bia Haddad em três sets.

Após ter salvado três break points no segundo game do primeiro parcial, Bia conseguiu a quebra na sequência e chegou a abrir 3-1 de vantagem. Depois disso, porém, a brasileira perdeu a precisão e passou a cometer muitos erros não-forçados (foram 18 no primeiro set, o dobro de Bouzkova).

Prevalecendo nas trocas de bola e nos jogos longos, a checa não perdeu o seu serviço até o fim do parcial, venceu cinco dos seis jogos finais, e anotou 6-4, após 57 minutos.

No segundo set, Bia Haddad subiu o nível no serviço (só enfrentou dois break points e não cedeu nenhuma quebra) e retomou a consistência da linha de fundo, num jogo ainda equilibrado, com pontos e jogos longos. Desta vez, no entanto, a número 1 do Brasil não desperdiçou a vantagem de 3-1 e, com a segunda quebra no nono jogo, anotou 6-3, também em 57 minutos, contando com a sorte para a bola ultrapassar a rede no terceiro set point oportunizado.

Leia também

[VÍDEO] Bia Haddad conta com ajuda da rede para fechar set em Abu Dhabi

Já o set final foi totalmente dominado pela brasileira. Em apenas 32 minutos, Bia Haddad não deu chances à tcheca. A cabeça de chave 6 só perdeu oito pontos no total e fechou a partida com autoridade e um ‘pneu’.

O que vem aí

Cabeça de chave 6 do torneio, Bia Haddad enfrenta nas oitavas de final a vencedora do confronto entre Bianca Andreescu (37ª) e Yulia Putintseva (45ª).

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.