Sabalenka e Bencic impressionam, miúda Fruhvirtova encanta no Australian Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 21, 2023

Quem é que vai parar Aryna Sabalenka? A viver um momento de forma espetacular neste arranque de temporada, a número cinco do ranking WTA ainda não cedeu sequer um set em 2023, agora ao arrasar Elise Mertens (32.ª), grande amiga com quem tanto sucesso já teve na variante de pares.

Sabalenka resolveu a questão em pouco mais de uma hora, com os parciais 6-2 e 6-3 a ilustrarem o domínio da bielorrussa. Com 32 winners contra apenas 12 da belga, a quinta cabeça-de-série fortaleceu ainda mais a sua candidatura em Melbourne Park, mas agora tem pela frente um duríssimo teste. É que vem lá Belinda Bencic (10.ª) em mais um duelo brutal nos ‘oitavos’. Para lá chegar, a suíça tirou Camila Giorgi (70.ª) do caminho, com os parciais 6-2 e 7-5.

Numa primeira parte da jornada muito rápida, houve apenas um encontro feminino a ser resolvido na terceira partida. E com direito a surpresa, já que Linda Fruhvirtova, jovem estrela checa de apenas 17 anos, continuou a encantar no Australian Open. A 82.ª do ranking WTA deu a volta a um encontro que parecia perto de perdido com a compatriota Marketa Vondrousova (86.ª). Chegou a enfrentar ponto para duplo break no terceiro set, mas acabou a vencer por 7-5, 2-6 e 6-3, indo agora defrontar Donna Vekic.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt