Nadal vai sair do top 5 mas a queda no ranking ATP pode não ficar por aí

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 18, 2023

Rafael Nadal já tinha a perfeita noção de que tudo o que não fosse defender o título no Australian Open ia significar uma queda no ranking ATP. No entanto, a eliminação do campeão em título logo na segunda ronda faz com que esse trambolhão seja mais abrupto, sendo que está garantido que Rafa fica com a sua pior classificação… desde o início da temporada passada.

Rafa vai cair pelo menos para o sexto lugar da hierarquia mundial masculina, posição que ocupou pela última vez a 10 de janeiro de 2022. Depois subiu uma posição e acabou por conquistar o Australian Open já dentro do top 5, mas agora sai da lista dos cinco melhores do Mundo, tendo em conta que não consegue limitar a perda dos dois mil pontos.

Casper Ruud, Novak Djokovic, Stefanos Tsitsipas Andrey Rublev ultrapassam Nadal de imediato, sendo que Felix Auger-Aliassime Taylor Fritz também têm o espanhol em ponto de mira. Para encontrar Rafa pior do que sexto classificado é preciso recuar… a 17 de abril de 2017, quando ocupou o sétimo lugar.

Nadal lesiona-se quando já perdia, não desiste mas acaba eliminado do Australian Open

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt