Campeões! Fritz brilha e Estados Unidos conquistam primeira edição da United Cup

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 8, 2023

É o American Dream! Os Estados Unidos conquistaram a edição inaugural da United Cup, ao concluírem um percurso a roçar a perfeição na Austrália. E a final não foi exceção, com Taylor Fritz a colocar a cereja no topo do bola, derrotando Matteo Berrettini num encontro de muitos nervos e tensão resolvido em dois tie-breaks.

O número nove do ranking ATP assinou uma exibição de altíssimo nível no serviço, sem enfrentar um único break point, sendo que triunfou com os parciais 7-6(4) e 7-6(6), em pouco mais de duas horas. Berrettini foi sobrevivendo no embate, como se percebe pelo facto de ter anulado nove (!) pontos de break, mas isso revelou-se insuficiente nos desempates, mesmo depois de salvar um championship point no segundo parcial.

Assim, os Estados Unidos resolveram a eliminatória com o 3-0, depois das vitórias de Jessica Pegula Frances Tiafoe, mas ainda há mais ténis e pontos para distribuir. É por isso que Madison Keys Lucia Bronzetti vão a jogo para mais um embate em Sydney.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt