Nadal campeão mundial ITF provoca situação rara neste século

Por José Morgado - Dezembro 16, 2022
Créditos: Bruno Alencastro/Bola Amarela

Rafael Nadal foi eleito esta quinta-feira como campeão mundial da Federação Internacional de Ténis (ITF) pela quinta vez na sua carreira, provocando uma situação rara na história do circuito masculino. Pela segunda vez neste século, o número um mundial no final da temporada — neste caso, Carlos Alcaraz — não é o campeão do Mundo da ITF.

A outra vez em que isso ocorreu neste século foi em 2013, curiosamente com Rafa Nadal do outro lado da moeda. Nesse ano, Nadal acabou número um do Mundo após vencer Roland Garros e o US Open, mas foi Novak Djokovic, campeão do Australian Open e ‘vice’ de Wimbledon e do US Open, a terminar como campeão mundial.

Rafael Nadal e Iga Swiatek são distinguidos como campeões do Mundo da ITF

Djokovic continua a ser o recordista de títulos mundiais ITF, com mais uma do que Pete Sampras. Nadal chegou às cinco distinções, igualando Roger Federer.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com