Canadá junta-se à galeria de campeões e torna-se no 17.º país a conquistar a Taça Davis

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 27, 2022

O Canadá fez história, ao conquistar a Taça Davis pela primeira vez. Felix Auger-Aliassime, Denis Shapovalov e companhia derrotaram a Austrália de forma clara na final das Davis Cup Finals, levando a sua seleção a tornar-se no 17.º país de sempre a vencer a saladeira.

Os homens orientados por Frank Dancevic juntam-se a uma lista encabeçada pelos Estados Unidos (32 títulos), seguindo-se Austrália (28), França (10), Grã-Bretanha (10), Suécia (7), Espanha (6), República Checa (3), Alemanha (3), Rússia (3), Croácia (2), Argentina (1), Itália (1), Sérvia (1), África do Sul (1) e Suíça (1).

Nota ainda para o facto de este ser o primeiro campeão estreante desde a Argentina que, com Juan Martín Del Potro a abrir caminho, conquistou o troféu pela primeira (e única) vez em 2016.

Auger-Aliassime oferece a primeira Davis da história ao Canadá

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt