Auger-Aliassime oferece a primeira Davis da história ao Canadá

Por José Morgado - Novembro 27, 2022

O Canadá conquistou este domingo a Taça Davis pela primeira vez na história, ao arrumar a questão nos dois encontros de singulares com um triunfo sobre a Austrália, por 2-0. Felix Auger-Aliassime foi o grande herói da equipa, ao vencer todos os quatro encontros que disputou ao longo desta semana em Málaga, Espanha.

Depois do triunfo de Denis Shapovalov no primeiro encontro de singulares, Felix Auger-Aliassime, sexto do ranking ATP, de 22 anos, derrotou no encontro que valeu o título o australiano Alex De Minaur, 24.º ATP, por 6-3 e 6-4, em 1h40, num encontro em que foi mais agressivo, mais esclarecido e, acima de tudo, mais forte nos momentos importantes…

O Canadá, que no início do ano também venceu a ATP Cup, sucede à suspensa Rússia, que em 2021 também havia vencido estas duas competições. Recorde-se que o Canadá, que tinha sido derrotado na fase de qualificação, substituiu precisamente a Rússia nas Finals e acabou… vencedor.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt