Nadal apanha Djokovic numa estatística de peso em que Federer se mantém na frente

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 19, 2022

Pensava que ia passar uma semana sem destacarmos alguma estatística histórica? Claro que não! A que apresentamos desta feita tem a ver com a longevidade entre os melhores do Mundo, com o Big Three sempre destacado na frente da corrida. Mas o foco fica em Rafael Nadal, que chegou às 672 semanas no top 3, apanhando Novak Djokovic nesse ranking, ficando na vice-liderança.

Roger Federer é quem continua no topo, com 750 semanas distribuídas pelas três primeiras posições da hierarquia mundial masculina, sendo que 310 foram na frnete, 218 em segundo lugar e 222 em terceiro. Já Nadal passou 209 em primeiro, 373 em segundo e apenas 90 em terceiro. Quanto a Nole, conta com 373 na liderança, 147 em segundo e 152 em terceiro.

A questão que se coloca é se Nadal ou Djokovic (ou os dois) vão conseguir suplantar Federer neste departamento.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt