This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Taça Davis: tudo a postos em Viana para um Portugal-Brasil “muito especial”
A seleção portuguesa está preparada para uma eliminatória inédita e falada em português frente ao Brasil, no Grupo Mundial I da Taça Davis by Rakuten, agendada para os dias 16 e 17 de setembro no Centro Cultural de Viana do Castelo.
A liderar a equipa pela sexta vez, o capitão Rui Machado espera “uma eliminatória muito equilibrada entre duas equipas que são fortes tanto nos singulares, como nos pares.”
“Espero que o fator casa seja determinante para que a eliminatória caia para o nosso lado. Vamos ter de jogar o nosso melhor ténis, apresentar um bom nível e contar com os nossos jogadores na melhor forma possível para que isso seja mais provável. Vai ser especial, é uma eliminatória falada em português e damo-nos todos muito bem”, acrescenta, destacando que “a Taça Davis é mesmo isto, nunca se sabe o que é que pode acontecer.”
Para o primeiro confronto da história entre Portugal e Brasil, o capitão português de 38 anos chamou João Sousa (55.º do ranking de singulares ATP), Nuno Borges (que esta segunda-feira se estreia no top 100 mundial como 93.º classificado), Gastão Elias (203.º), Frederico Silva (247.º) e Francisco Cabral (o número um nacional na variante de pares, na qual ocupa o 45.º posto).
A eliminatória entre Portugal e o Brasil diz respeito ao Grupo Mundial I da Taça Davis by Rakuten e dá acesso às Davis Cup Qualifiers de março de 2023, que são a derradeira ronda de apuramento para a fase final da competição, as Davis Cup Finals. A jogar em casa, o selecionado luso procura a quinta presença da história na eliminatória de acesso, que a confirmar-se seria a terceira no século XXI (frente à Alemanha em 2017 e o Cazaquistão em 2019).
“Mais uma vez vamos contar com a experiência e o espírito de entrega do João Sousa, que acabou de fazer uma excelente prestação no US Open e é sempre uma grande mais valia para a equipa. Esperemos que chegue bem e em forma para poder jogar os encontros que forem necessários”, começa por comentar Rui Machado acerca da sua convocatória para esta semana em Viana do Castelo.
Nuno Borges integra a seleção portuguesa da Taça Davis by Rakuten pela segunda vez na carreira, tendo desempenhado um papel decisivo (uma vitória em singulares e uma vitória em pares) na eliminatória anterior, em março, frente à Polónia. “Tem feito um ano muito bom, de evolução, e acaba de fazer um US Open muito bom, ao ganhar quatro encontros e só perder em cinco sets na segunda ronda do quadro principal. Quebrou uma barreira importante na carreira ao entrar no top 100 e espero tê-lo confiante. Agora tem de recuperar física e animicamente para estar cheio de força para ajudar Portugal.”
Tal como o maiato, também Francisco Cabral integra pela segunda vez uma convocatória. E também o portuense parte para esta semana em Viana do Castelo no melhor ranking da carreira, o 45.º lugar na variante de pares: “O Francisco ganhou uma ronda com o Nuno no US Open e tem feito um ano extraordinário. É top 50 de pares e, portanto, poderá ser uma grande ajuda. É uma mais valia para a equipa poder contar com um jogador que se foca nos pares e que pode estar fresco para jogar sem vir de um singular antes.”
A convocatória de Portugal fica completa com Gastão Elias e Frederico Silva, dois jogadores que merecem muitos elogios de Rui Machado: “Não têm feito a melhor época das carreiras deles, mas já ganharam bastantes jogos este ano. O Gastão tem uma experiência em singulares e pares que faz com que seja sempre uma opção estando bem e em forma. E o Frederico tem muitos jogos em piso rápido ao longo da carreira, é uma opção a considerar para ajudar Portugal.”
Esta será a 117.ª eliminatória da seleção portuguesa na competição e a terceira dos últimos oito anos a acontecer em Viana do Castelo. Em 2015, na terra batida do Clube de Ténis de Viana, Portugal venceu a Finlândia por 4-1, em julho, e a Bielorrússia por 3-2, em setembro.
No primeiro dia da eliminatória, sexta-feira, 16 de setembro, a cerimónia de abertura está marcada para as 15 horas e depois serão jogados dois encontros de singulares. Para sábado, 17 de setembro, a partir das 15 horas, estão reservados o encontro de pares e outros dois embates individuais. Os bilhetes para a eliminatória foram colocados a venda na última semana e têm um desconto de 50% para federados.
- Categorias:
- Brasil
- Davis Cup
- Taça Davis