Swiatek perdeu a sua primeira final… e tem números monstruosos nas decisões desde então

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 10, 2022

Corria o ano de 2019 quando Iga Swiatek se estreou numa final do WTA Tour. Isso aconteceu na Suíça, em Lugano, onde a jovem polaca, então de 17 anos, perdeu a luta pelo troféu com Polona Hercog por 6-3, 3-6 e 6-3. Até aos dias de hoje, Hercog foi a única pessoa a ganhar sequer um set em finais contra a atual número um do Mundo, que varreu autenticamente os seus nove encontros decisivos que se seguiram.

Swiatek apresenta um registo perfeito de 18-0 desde essa primeira final que perdeu, sendo que venceu 108 jogos e deixou fugir somente 32. Quatro dos parciais foram resolvidos com 6-0 no marcador, sendo que é preciso destacar que não estamos a falar de torneios de baixo nível. Os nove títulos são: Roland Garros, Roma, Adelaide, Doha, Indian Wells, Miami, Estugarda, Roma e Roland Garros. Ou seja, apenas Adelaide e Estugarda não são WTA 1000 ou Grand Slams…

Resta saber, por isso, o que será Ons Jabeur capaz de fazer na luta pelo título em Nova Iorque este sábado.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt