Ex-prodígio chinês faz história para o seu país no US Open

Por José Morgado - Agosto 29, 2022

Yibing Wu, jovem chinês de 22 anos que chegou a ser líder mundial de juniores e vencedor do US Open nesse escalão em 2017, fez história esta segunda-feira para a China, ao tornar-se no primeiro tenista do seu país a vencer um encontro em singulares masculinos no US Open — e igualmente no primeiro a fazê-lo em qualquer torneio de Grand Slam na Era Open.

Wu, que tem feito grandes resultados nos Challengers este ano, passou o qualifying na semana passada e ocupa atualmente o 174.º posto do ranking mundial, alcançou tal feito às custas do georgiano Nikoloz Basilashvili, 31.º cabeça-de-série, que derrotou em apenas 92 minutos, por 6-3, 6-4 e 6-0.

Agora, na segunda ronda, Wu até poder cruzar-se com um português, caso Nuno Borges consiga ultrapassar Ben Shelton na eliminatória inaugural.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com