Rybakina faz história e conquista primeiro Grand Slam em Wimbledon

Por José Morgado - Julho 9, 2022

Elena Rybakina, de 23 anos, fez história este sábado ao conquistar o seu primeiro Grand Slam na edição de 2022 do torneio de Wimbledon. Num ano em que o torneio inglês baniu a participação de russos e bielorrussos por causa da invasão à Ucrânia, acabou por ser uma russa de nascença, que passou a representar o Cazaquistão aos 19 anos, a vencer um primeiro Grand Slam na história do seu (novo) país.

Numa final com alguns momentos de grande qualidade, mas com altos e baixos no que à intensidade diz respeito, Rybakina, número 23 WTA, entrou muito nervosa, cometeu 17 erros não-forçados, mas encontrou o seu ténis a tempo de dar a volta e derrotar a tunisina Ons Jabeur, número dois do Mundo, por 3-6, 6-2 e 6-2, numa batalha de quase duas horas em que acabou por ser claramente melhor nos últimos dois sets, com ajuda de 29 winners.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/Wimbledon/status/1545787706873200641

Rybakina torna-se na tenista mais jovem desde Petra Kvitova, que em 2011 venceu este troféu com 21 anos, e é ainda a segunda vencedora feminina com pior ranking, apenas superada por Venus Williams, que em 2007 era somente 31.ª WTA.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com