Swiatek confirma profecia e conquista segundo título em Roland Garros de forma arrasadora

Por José Morgado - Junho 4, 2022

Iga Swiatek, polaca de recém-cumpridos 21 anos, escreveu este sábado em Paris mais uma página importante na história de uma carreira que promete ser digna de ‘Hall of Famer’, ao conquistar Roland Garros pela segunda vez na sua carreira, depois do troféu alcançado em 2020. É o segundo título de Grand Slam da polaca… mas promete não ser o último, tal tem sido o domínio da jovem craque nesta temporada de 2022.

Numa final sem grande história, Swiatek, número um do Mundo desde março — altura em que assumiu a posição da reformada Ash Barty –, derrotou a jovem norte-americana Coco Gauff, 23.ª WTA e que aos 18 anos se estreava em finais deste nível, por 6-1 e 6-3, num encontro que dominou quase por completo e que resolveu em apenas 69 minutos. Depois de um primeiro set de senti unilateral, Swiatek ainda se viu a perder por 0-2 no segundo set, mas reagiu muito rapidamente para vencer de forma concludente e sem nunca sequer passar por apuros. Gauff tentou lutar e encontrar soluções, mas falhou demasiado e nunca teve argumentos para contrariar o favoritismo da norte-americana…

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/rolandgarros/status/1533091637705981957

Swiatek somou igualmente a sua 35.ª vitória consecutiva, igualando a melhor série de triunfos do século 21, que pertencia a Venus Williams. Serena (34) e Justine Henin (32) já lá vão…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com