Gastão Elias: «Espero ter ainda mais duas vitórias nesta semana!»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 1, 2022
Foto: Sara Falcão/FPT

Gastão Elias somou mais uma vitória, desta feita bastante mais simples, e qualificou-se para as meias-finais do Oeiras Open, ao levar a melhor diante de Vit Kopriva em apenas dois sets. Satisfeito pelo triunfo tranquilo, o lourinhanense tem já os olhos postos no que aí vem e aponta, naturalmente, ao título.

Sensações do encontro

“Sabe bem ter um encontro assim um pouco mais rápido do que os outros dois. Estou relativamente satisfeito porque é um adversário que tem muita qualidade e já demonstrou isso até a nível ATP. Entrei com a estratégia certa e isso complicou-lhe as voltas. Ainda podia ter simplificado mais no segundo set, entretanto perdi o serviço e ele chegou ao 2-2, mas sentia sempre que ele metia pouca pressão nos jogos de serviço. O serviço não é uma grande arma, então sentia-me bastante confortável e podia fazer o break a qualquer momento.”

Nível à vista esta semana

“Sinto-me a jogar bastante bem, a treinar a um grande nível, estou muita consistência nos treinos, de estar a um bom nível. De conseguir manter isso dia após dia. Estava zero preocupado com resultados porque já ando nisto há alguns anos e sei que se estiver bem fisicamente eles vão acabar por aparecer. Esta semana é uma pequena amostra do que pode estar aí a aparecer. Nunca se sabe. O principal é estar pronto mentalmente e fisicamente para se aparecer a oportunidade agarrá-la. É para isso que trabalho todos os dias. Esta semana está a correr bem e espero ainda ter mais duas vitórias.”

Antevisão ao duelo com Giannessi

“Conhecemo-nos há 20 anos para aí. É um tipo engraçado. Já tive grandes guerras com o Giannessi. É um jogador de altíssimo nível, que já esteve muito bem classificado. Está habituado a estas andanças, tem vários títulos a este nível. Ainda para mais, vem com muita confiança porque vem de um jogo que estava totalmente perdido e deram-lhe uma vida extra.”

Balanço dos últimos dois anos

“Queria estar um pouquinho mais acima. Até porque queria ter aproveitado estes primeiros meses do ano. Apesar de ter jogado vários torneios que não me favoreciam muito e era complicado fazer bons resultados. Tirando a Austrália, arrancamos o ano em abril. Estou a gostar do nível que estou a jogar e espero que abril seja um grande mês.”

Meia-final às 10 da manhã

“É um horário um bocado mais virado para as primeiras rondas do que a meia-final. Gostava de ter algumas horas a mais para descansar, mas praticamente todas as semanas, aqui ou ali, jogamos às 10 da manhã.”

A questão financeira no circuito Challenger

“Não tem influência nem aqui nem em nenhum torneio mesmo que saia a perder muito dinheiro. A partir do momento em que começar a pensar em dinheiro, começa-se a complicar a vida de competição. Quando estou dentro de campo não estou preocupado. Quando faço as contas no fim da semana é que saio mais depressivo ou mais feliz. Não deixam de ser ótimas semanas porque não tenho quase custos nenhuns.”

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt