This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Ranking ATP tem oito jogadores acima dos 40 anos: consegue adivinhar quem são?
Roger Federer soprou 40 velas e juntou-se ao clube dos quarentões no circuito ATP. Agora, a questão é: quão raro é encontrarmos um jogador com pelo menos 40 anos ainda a competir? Aqui damos essa resposta, ao detalhar os oito quarentões que surgem classificados na mais recente atualização do ranking mundial masculino. Naturalmente, o mais conhecido é Federer, agora no 9.º lugar, sendo que o seu primeiro encontro profissional aconteceu em 1998.
Essa é a resposta fácil e ainda há outra bastante óbvia. Ivo Karlovic, de 42 anos, vai retirar-se brevemente, quando se despedir no US Open. O croata é o número 211 da hierarquia mundial, sendo que chegou a ser o 14.º, enquanto disputou o primeiro encontro no ATP Tour em 1999. Em jeito de comparação, Karlovic ainda alcançou uns oitavos-de-final de Indian Wells e fez final num torneio Challenger desde que soprou as 40 velas.
É aqui que fica tudo mais difícil de adivinhar. Jaroslav Pospisil (730.º) chegou a ser 103.º e tem precisamente 40 anos nesta altura. Praticamente não tem jogado, mas começou a temporada de 2021 em julho, pelo que ainda não se retirou oficialmente. Seguimos para o japonês Toshihide Matsui (940.º, com melhor classificação a ser o 263.º lugar), que não compete desde janeiro de 2020. Se os rankings estivessem normais, já não se encontraria classificado, mas com o sistema atual vai-se mantendo na lista.
Já Stephane Robert tem 41 anos, chegou a ser top 50 e agora surge na 978.ª posição, sendo que praticamente não tem jogado também. Fez apenas um encontro em 2021 – perdeu no qualifying de um Challenger -, pelo que também estaria fora do ranking ATP. Já Victor Estrella Burgos é 1019.º do mundo aos 41 anos, tendo sido 43.º. Já está retirado, mas continua na classificação devido ao congelamento dos pontos.
Mais desconhecido é o sul-coreano Oh-Hee Kwon, de 43 anos, que está no 1445.º posto do ranking ATP depois de ter um máximo de 288.º. Não joga desde 2019 e estaria fora do ranking se não houvesse congelamento dos pontos. A finalizar, um nome de que certamente se lembra. Jurgen Melzer é 1557.º e retirou-se de singulares, competindo apenas em algumas exibições e também no circuito de pares. Foi top 10 mundial, com destaque para a 8.ª posição que o austríaco ocupou.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Roger Federer