Henrique Rocha fica à porta do quadro após batalha com argentino

Por José Morgado - Abril 5, 2021
Henrique-Rocha
FOTO: Sara Falcão/FPT

Henrique Rocha, jovem portuense de 16 anos que no domingo se tornou no primeiro jogador nascido em 2004 a vencer um encontro num Challenger — garantindo o seu primeiro ponto ATP — foi eliminado esta segunda-feira na ronda de acesso ao quadro principal do Oeiras Open II, segundo Challenger seguido no Jamor.

O jovem que treina no Centro de Alto Rendimento do Jamor perdeu no Centralito com o argentino Pedro Cachín, ex-top 200 e atual 336.º ATP, por 4-6, 6-2 e 6-4, num encontro que se prolongou por quase duas horas e no qual o português lutou até ao fim.

Rocha ainda poderá entrar como lucky loser, mas as hipóteses são escassas. Esta semana ainda vai competir na variante de pares, ao lado de Miguel Gomes.

Para já, estão garantidos no quadro principal cinco portugueses: Nuno Borges (que joga já esta segunda-feira), mas também Gonçalo Oliveira, Gastão Elias, Pedro Araújo e Tiago Cação.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt