Conquistador está de volta! João Sousa acaba jejum em quadros ATP de forma épica

Por Bola Amarela - Março 26, 2021
João-Sousa

A espera foi longa, mas o jejum acabou! João Sousa (103.º ATP) somou a primeira vitória – e que vitória! – em quadros principais ATP desde outubro de 2019 e logo no Masters 1000 de Miami. O número um nacional mostrou o melhor nível do ano para colocar um ponto final no pesadelo de 14 derrotas consecutivas.

Para garantir motivos para festejar, Sousa deixou pelo caminho o australiano Christopher O’Connell (122.º ATP), com os parciais 7-6(6), 6-7(8) e 7-5, ao cabo de 2h49. Tratou-se de uma enorme batalha em que o português encontrou forças para reagir a um segundo set doloroso, no qual deixou escapar quatro match points.

Sousa começou por deixar escapar a vantagem de um break duas vezes no primeiro set – a segunda quando servia a 5-4 -, mas quando podia perder a calma devido ao momento que atravessa, o melhor português de sempre chegou ao tie-break e ao quarto set point fechou o primeiro parcial. O australiano até quebrou a abrir o segundo set, mas isso não abalou Sousa, que mais uma vez cerrou os dentes e rapidamente equilibrou. O parcial encaminhou-se para um tie-break louco: o português esteve a perder por 4-0, virou para 6-4, teve três match points, mas não aguentou a segunda chance de O’Connell.

Mais uma vez, a frustração podia apoderar-se do vimaranense mas isso não aconteceu. A raça e combatividade de Sousa apareceram com toda a força e o momento chegou a 2-2, quando roubou o serviço a O’Connell. O pupilo de Frederico Marques ainda foi quebrado quando servia com 5-4 para fechar o encontro, mas conseguiu outro milagre e acabou por selar a vitória que não aparecia desde o triunfo frente a Filip Krajinovic no Masters 1000 de Xangai em 2019.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1375280258035773440

Depois de 14 derrotas e de 13 quadros principais sem vencer, eis que o calvário chega ao fim outra vez num Masters 1000, com o português já a preparar-se para a segunda ronda. O próximo adversário será o francês Ugo Humbert (30.º ATP). O conquistador está de volta!