Shapovalov: «Este ranking é mau para uns e bom para outros, mas seria sempre assim»

Por José Morgado - Março 17, 2021
shapovalov

Denis Shapovalov, jovem canadiano de 21 anos que ocupa o 12.º posto do ranking ATP, comentou esta quarta-feira a partir do Dubai, um dos temas do momento: o descongelamento lento dos rankings ATP (e dos pontos), que faz com que seja muito difícil hoje em dia subir na classificação. Alexander Zverev e Andrey Rublev já criticaram a situação, mas Denis dá os dois lados da história.

“Este sistema beneficia uns jogadores e prejudica outros. Deixar tudo como estava em tempos de pandemia faria exatamente o mesmo. Claro que é injusto para tenistas como o Rublev, que ganhou quatro ATP 500 e tem dificuldades em subir no ranking. Eu, por outro lado, defendo meias-finais em Miami, mas se não conseguir só perco metade desses pontos, o que me ajuda. É complicado agradar a todos”, confessou o canadiano.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt