Frederico Silva bate brasileiro Menezes e está a um passo do quadro em Roland Garros

Por José Morgado - Setembro 23, 2020
frederico-silva4

Frederico Silva, número quatro português e 195.º colocado do ranking ATP, colocou-se esta quarta-feira mais perto do que nunca do quadro principal de um torneio de um Grand Slam de seniores, ao apurar-se para a terceira e última ronda da fase de qualificação de Roland Garros, em Paris.

O caldense de 25 anos jogou mais um excelente encontro para derrotar o brasileiro João Menezes, número 189 do ranking ATP, pelos parciais de 7-6(6) e 7-6(2).

Kiko soube impor-se nos momentos decisivos da partida. No primeiro set, por exemplo, Menezes chegou a ter set point no serviço do português a 5-6, no entanto, Frederico Silva resistiu e acabou por triunfar no tie-break. Já no segundo parcial, o jogador brasileiro serviu para fechar a 5-4 e 6-5 mas o luso voltou a sobreviver para, mais tarde, vencer um autoritário tie-break.

Frederico Silva, campeão de juniores em Roland Garros em 2013 e pela primeira vez de regresso ao Grand Slam parisiense desde esse título, está agora a uma vitória do quadro principal. A separar do sonho está o checo Tomas Machac.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt