Dominic Thiem é o carrasco de Rafael Nadal mais novo da década em terra-batida

Por admin - Fevereiro 13, 2016

Ele é considerado como um dos grandes nomes do ténis para os próximos anos e tem dado cada vez mais provas disso. Com 22 anos, Dominic Thiem tornou-se no jogado mais novo a ter derrotado Rafael Nadal em terra-batida, quando Igor Andreev, então com 21 anos, o fez nos quartos-de-final do torneio de Valencia durante a temporada de 2005.

Foi com os parciais de 6-4, 4-6 e 7-6(7) que Dominic Thiem assinalou um dos triunfos mais memoráveis da sua carreira. O jogador mais novo do top-20 mundial, na 19.ª posição, teve ainda de salvar um match point a 4-5 e foi só ao quarto que consumou um triunfo que demorou 2h53, mas que o juntou a uma lista bastante reduzida de jogadores a terem levado a melhor frente a Nadal sobre a terra-batida com 22 ou menos anos.

Aliás, a última vez que alguém tão novo bateu Nadal nesta superfície, o maiorquino ainda não tinha sequer qualquer título de Roland Garros no currículo (viria a conquistar o primeiro semanas mais tarde) e estava a mais de três anos de distância de atingir a posição cimeira do ranking pela primeira vez, o que acaba por intensificar o feito de Thiem.

Jogadores 22 anos ou menos a derrotar Rafael Nadal em terra-batida no circuito ATP

  • Dominic Thiem, Buenos Aires (2016), 21 anos
  • Igor Andreev, Valência (2005), 21 anos
  • David Ferrer, Estugarda (2004), 22 anos
  • Irakli Labadze, Estoril Open (2004), 22 anos
  • Fernando Gonzalez, Estugarda (2003), 22 anos
  • Guillermo Coria, Monte-Carlo (2003), 21 anos

“Bater um jogador como estes é uma loucura, nunca vou esquecer este momento na minha vida. Não vai haver muito tempo para celebrar, porque amanhã vou disputar a grande final em Buenos Aires. Estou muito motivado!”, disse Thiem no Facebook.

O adversário do jovem na final que lhe poderá dar o quarto título da carreira é Nicolas Almagro, responsável pela eliminação de David Ferrer pelos parciais de 6-4 e 7-5. Esta vai ser o segundo duelo entre ambos.