Djokovic sugere que a Taça Davis se jogue após o US Open e apresenta um possível novo formato

Por Nuno Chaves - Novembro 20, 2019
djokovic-taçadavis
Foto: Kosmos Tennis

MADRID. Novak Djokovic é uma das vozes mais fortes no mundo do ténis e, questionado sobre este novo formato da Taça Davis deu uma longa e profunda reflexão sobre esta nova fase da modalidade.

O número dois mundial, em conferência de imprensa, começou por falar numa das maiores diferenças existentes em relação ao antigo formato. “Acho que o maior sacrifício que tem de ser feito, é um dos grandes e muitos jogadores estão preocupados com isso, é o facto de não existir a possibilidade de jogar em casa. 99% das seleções não vão jogar em casa. Este tipo de formato tem de ter algum sacrifício e este é possivelmente o maior de todos. Eu tenho saudades de jogar pela Sérvia em casa”, admitiu Nole, que regressou à seleção dois anos e meio depois.

Ainda assim, Djokovic percebe as mudanças e até deu uma sugestão para o futuro. “Apoio o facto de ser preciso mudar o antigo formato porque já não estava a ter interesse no mundo do desporto, no mundo do ténis. Acho que o ideal seria encontrar uma data a meio do ano. Criar um torneio de elite e ter uma ou duas semanas no início do ano onde as seleções pudessem jogar em casa as qualificações para esse torneio de elite. Algo deste género”, explicou Djokovic.

“O calendário sempre foi um problema, quer para ATP Cup e Taça Davis. Na minha opinião, que foi apenas uma ideia, isto podia acontecer e acho que está aberto para o futuro. Tem sido uma das discussões no Conselho de Jogadores nos últimos três anos a evolução da ATP Cup e as mudanças na Davis. Mas a ITF e ATP são entidades diferentes, por isso é muito complexo. Não é fácil fazer mudanças no nosso desporto”, admitiu o tenista de Belgrado.

“Olhando a longo prazo, pessoalmente não acredito que estes dois eventos possam existir com apenas seis semanas de diferença. É um pouco congestionado. O ideal seria a Taça Davis jogar-se após o US Open, provavelmente no final de setembro. Esse seria o melhor período para esta supertaça”, reforçou.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.