Nishikori, tal como Federer, precisa de uma exceção da ITF para jogar em Tóquio’2020

Por José Morgado - Outubro 22, 2019
federer-nishikori

Roger Federer não será o único a necessitar de uma exceção da Federação Internacional de Ténis (ITF) e do Comité Olímpico Internacional (COI) para poder disputar os Jogos Olímpicos em 2020. Tal como o suíço, também Kei Nishikori, medalhado de bronze em 2016, no Rio de Janeiro, e figura maior do ténis masculino na Ásia, terá de apelar para poder jogar em Tóquio’2020, uma vez que também não cumpriu com as presenças obrigatórias na Taça Davis.

Tal como Federer, Nishikori terá de recorrer às alíneas de exceção da ITF, sendo que no caso do japonês de 29 anos até encaixa… em duas: o histórico de participações importantes na prova, na qual já jogou mais de duas dezenas de vezes e ainda o facto de ter estado lesionado em várias as eliminatórias da Davis ao longo dos últimos quatro anos, incluindo nesta altura, em que não pode disputar as Davis Cup Finals apesar de ser esse o seu desejo.

Curiosamente, Federer e Nishikori são as duas maiores figuras desportivas da Uniqlo, marca… japonesa, pelo que a pressão mediática e económica em torno da participação de ambos é grande.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt