Nuno Borges e Luís Faria juntam-se a Fred Gil nos ‘oitavos’

Por José Morgado - Junho 26, 2019
faria

Nuno Borges e Luís Faria foram esta quarta-feira os únicos dois portugueses a avançar para os oitavos-de-final do ITF M15 de Setúbal, juntando-se a Fred Gil, de 34 anos, que na véspera havia garantido igualmente apuramento para o top 16 da prova.

Borges, de 22 anos e no 648.º posto do ranking ATP, somou a sua primeira vitória no circuito internacional este ano — na ressaca do seu brilhante percurso universitário — ao ver o brasileiro Filipe Brandão (sem ranking ATP) desistir quando o maiato já ganhava por 5-0. Faria, de 20 anos, brilhou para derrotar o antigo top 10 mundial de juniores, internacional israelita da Taça Davis e 241.º ITF, Yshai Oliel, por 1-6, 6-4 e 6-4, numa batalha de 2h26.

Os restantes portugueses em prova acabaram todos eliminados. Tiago Cação (diante do italiano Erik Crepaldi), Francisco Cabral (face ao francês Hugo Grenier), Diogo Marques (frente ao italiano Edoardo Graziani), André Murta (contra o boliviano José Aguilar), Gonçalo Falcão (diante do ucraniano Marat Deviatiarov) e Pedro Araújo (face ao dinamarquês August Holmgreen).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt