Quase 21 anos depois, a Rússia vai deixar de ter uma top 20 WTA

Por José Morgado - Março 9, 2019

Quase 21 anos depois de Anna Kournikova se ter estreado no top 20 do ranking mundial, a 29 de março de 1998, a Rússia não vai aparecer entre as 20 primeiras da classificação WTA… pela primeira vez! Daria Kasatkina, número um russa que até começou 2019 no top 10, perdeu logo na segunda ronda em Indian Wells e não conseguiu defender os pontos referentes à final do ano passado (600), pelo que vai sair do lote das 20 primeiras.

Depois de terem dominado o ténis feminina durante muitos anos — chegaram a ser cinco top 10 em simultâneo, a Rússia tem passado por momentos menos fulgorosos, perante as muitas lesões de Maria Sharapova, a inconsistência de Anastasia Palvyuchenkova e o desaparecimento do mais alto nível de algumas russas de topo, como Svetlana Kuznetsova (lesionada) ou Elena Vesnina (grávida).

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com