This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
João Sousa arrasa Andreas Seppi e avança aos 'quartos'
Mais um encontro, mais um triunfo fulgurante. Era um encontro equilibrado entre João Sousa e Andreas Seppi que se esperava, mas o vimaranense tinha outros planos para a jornada de hoje no Croatia Open Umag. Com uma exibição seguríssima, o número um nacional e 51.º do ranking meteu um travão no teórico favoritismo do número 24 mundial e terceiro cabeça-de-série, pelos parciais de 6-2 e 6-2, para se qualificar para os quartos-de-final da prova croata.
Depois de na jornada de ontem se ter estreado com um triunfo esmagador, o jogador de Guimarães voltou a não acusar o desgaste de um fim-de-semana intenso em terras lusas, e voltou a mostrar-se inspirado na terra batida de Umag, alcançando um dos melhores resultados da carreira no que ao ranking diz respeito.
Um triunfo que coloca o jogador português de 26 anos no top-8 de uma prova ATP pela terceira vez esta temporada (a juntar a Montpellier e Genebra) e que significa o segundo triunfo do ano sobre um jogador do top-30, depois de se ter imposto sobre Philipp Kohlschreiber em Montpellier, em França, em fevereiro.
O encontro
O vimaranense não foi quem melhor entrou no encontro, sofrendo o break no terceiro jogo da primeira partida, mas recusou-se a deixar o italiano de 31 anos descolar no marcador, devolvendo a quebra de imediato. Mais alerta e focado, o pupilo de Frederico Marques desmantelou o serviço do seu adversário no sexto jogo e viria a repetir a ‘graça’ quando Seppi servia para se manter na partida.
Com o jogador transalpino a não mostrar grande disponibilidade física, o melhor jogador nacional aproveitou para continuar a provar que terra batida é com ele. Fez o break no quarto jogo, depois de se ter desconcentrado no início do set, e daí para a frente não houve grande história. Precisou de salvar um ponto de break no quinto jogo, quando liderava por 4-1, mas não mais saiu do comando das incidências, fechando o parcial – e o encontro – mais uma vez no serviço do seu oponente.
A tarefa que o jogador português tem entre mãos na próxima fase não se adivinha fácil, caso as hierarquias pré-definidas se confirmem. Fabio Fognini, quinto cabeças-de-série, mede forças ainda hoje com Damir Dzumhur para se encontrar o adversário de João Sousa nos quartos-de-final.
- Categorias:
- Sem categoria