Portugal 3-0 África do Sul: Gastão Elias e João Sousa dão terceiro ponto à seleção e vencem a eliminatória

Por Luísa Palmeira - Outubro 20, 2018

Está feito. João Sousa e Gastão Elias derrotaram esta manhã Raven Klaasen e James Roelofse da África do Sul, pelos parciais 6-4 6-7(4) 6-2, após duas hora e oitominutos de jogo, e garantindo assim o terceiro ponto a Portugal e a vitória da eliminatória da Taça Davis.

A dupla portuguesa entrou bem num encontro que se mostrou difícil e equilibrado, mas com Portugal sempre mais perto do break. No segundo parcial, a dupla portuguesa chegou a ter ponto para o break aos 4-4, mas os sul-africanos serviram muito bem e levaram a decisão do set ao tie-break.

No terceiro set, Elias e Sousa não deram hipóteses e mesmo com a experiência de Klaasen, top-20 de pares e finalista em Wimbledon, João Sousa e Gastao Elias mostraram-se alinhados e conseguiram algo que nunca antes tinha sido feito: derrotar Roelofse em pares na Taça Davis.

Com esta vitória, Portugal garante a manutenção do Grupo I da Taça Davis, e vai disputar os qualifiers em Fevereiro de 2019, no novo formato da competição. Portugal ou irá disputar a eliminatória ao Canadá, ou irá receber a seleção do Cazaquistão em casa.

A eliminatória frente à África do Sul termina hoje, no CIF, com dois encontros ainda por decorrer, apesar da vitória já garantida por Portugal. João Domingues deve substituir João Sousa no próximo encontro frente à Lloyd Harris.