Zverev vence Federer em jogo de loucos e garante presença nas meias-finais em Xangai

Por Nuno Chaves - Outubro 11, 2019
zverev-shanghai

Alexander Zverev, número seis mundial, alcançou esta sexta-feira uma enorme vitória ao bater Roger Federer nos quartos de final do ATP 1000 de Xangai.

Num encontro de loucos, o tenista alemão triunfou com os parciais de 6-3, 6-7(8) e 6-3, após pouco mais de duas horas de jogo. Este foi um encontro que Sascha podia ter vencido de uma forma bem mais tranquila. Com 5-5 no segundo set, Zverev venceu o serviço de Federer e serviu para fechar o encontro: o alemão teve 40-0 de vantagem, mas o helvético, subitamente, elevou o nível de jogo, realizou o contra break para delírio do público.

No tie-break, o germânico dispôs mais de dois match points, mas Federer conseguiu sempre evitá-los e, à primeira oportunidade para fechar o parcial… conseguiu.

Mas quando se pensava que Federer iria partir em vantagem para o set decisivo, Zverev voltou a apresentar-se muito sólido: chegou aos 3-0 e nunca mais perdeu a liderança do marcador até ao final do jogo.

Esta partida ficou ainda marcada pelos dois warnings que Federer recebeu do árbitro. O suíço envolveu-se mesmo numa longa troca de palavras, mas o juiz do encontro manteve-se sempre firme à sua decisão.

O próximo adversário de Zverev vai sair do encontro entre Dominic Thiem Matteo Berrettini.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.