Zizou Bergs: o miúdo belga que fez máscaras na quarentena, brilha no TikTok e está a impressionar em Antuérpia

Por José Morgado - Outubro 22, 2020
bergs

Zizou Bergs, jovem belga de 21 anos, é uma das grandes histórias da semana no circuito ATP. O tenista que chegou a passar pelo top 20 mundial de juniores e que é uma das maiores esperanças da modalidade do seu país, estava em Antuérpia para jogar a fase de qualificação, mas recebeu uma interessante notícia de última hora, ao herdar o wild card do seu compatriota Ruben Bemelmans, que acusou positivo para o coronavírus.

Bergs aproveitou a oportunidade e derrotou o top 50 Albert Ramos para alcançar a primeira vitória ATP da carreira e avançar para os oitavos-de-final, onde esta quinta-feira (17h30) tem encontro marcado com Karen Khachanov, top 20 mundial.

Mas há muitas coisas interessantes para além do ténis que podem e devem ser contadas sobre este miúdo: Bergs não hesitou em procurar um emprego ‘normal’ durante a pandemia e esteve durante várias semanas a trabalhar sete horas por dia num supermercado de Pelt, a localidade onde reside. Como se isso não bastasse, fazia questão de entregar ao domicílio as compras de quem não podia deslocar-se ao estabelecimento e ainda ajudou uma empresa de produção de máscaras, fazendo-as… manualmente.

Mas o miúdo tem muitos outros talentos: adora basquetebol e tem muito jeito para a música, tocando mesmo dois instrumentos: piano e guitarra! Para além disso, tem ainda muito jeito para criar conteúdo, como é fácil de constatar pela sua conta do TikTok, onde tem brilhado nas últimas semanas com vídeos muito curiosos.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/1318715682054393856

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com