Zheng, Kalinskaya e Yastremska superam batalhas rumo à segunda semana em Melbourne

Por José Morgado - Janeiro 20, 2024

Zheng Qinwen, número 15 do ranking mundial e a grande favorita a chegar às meias-finais num quarto do quadro feminino que ficou sem Elena Rybakina e Jessica Pegula logo na segunda ronda, qualificou-se este sábado para a segunda semana do Australian Open primeira vez na sua carreira, repetindo aquilo que já havia feito quer em Roland Garros 2022, quer no US Open 2023.

Num duelo chinês, Zheng, de apenas 22 anos, derrotou a sua surpreendente compatriota Wang Yafan em plena Rod Laver Arena, por 6-4, 2-6, 7-6(10-8), numa incrível batalha de quase três horas, marcando duelo com a francesa Océane Dodin, 95.ª, que está a surpreender esta semana qualificou-se para os ‘oitavos’ de um Slam pela primeira vez (à 20.ª tentativa) com um triunfo num duelo cem por cento francês diante de Clara Burel (51.ª WTA), por 6-2 e 6-4.

A russa Anna Kalinskaya e a ucraniana Dayana Yastremska também resistiram a batalhas rumo aos oitavos-de-final em Melbourne. A russa, 75.ª WTA, venceu a antiga top 5 mundial Sloane Stpehens, dos Estados Unidos, por 6-7(8), 6-1 e 6-4, em 2h50, para chegar à segunda semana de um Major pela primeira vez na vida, ao passo que Yastremska, 93.ª WTA, qualificou-se para a sua segunda, mas primeira desde Wimbledon 2019, ao levar a melhor sobre a norte-americana Emma Navarro (26.ª), por 6-2, 2-6 e 6-1. Na segunda-feira, Kalisnkaya aguarda por Jasmine Paolini ou Anna Blinkova, ao passo que Yastremska espera por Victoria Azarenka ou Jelena Ostapenko.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt