Zhang continua a fazer história e derruba Norrie rumo aos ‘oitavos’ em Madrid

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 1, 2023

Zhizhen Zhang continua a pisar terrenos desconhecidos para o ténis masculino chinês. É que o número 99 do ranking ATP somou mais uma impressionante vitória, esta para lhe garantir uma vaga nos oitavos-de-final do Masters 1000 de Madrid. Um dia que certamente nunca irá esquecer, pois foi aquele em que se tornou no primeiro homem do seu país a qualificar-se para esta eliminatória num torneio desta magnitude.

Zhang derrubou Cameron Norrie (13.º), com os parciais 2-6, 7-6(2) e 7-6(2), em 2h11, mas a verdade é que várias vezes pareceu encaminhado para uma derrota natural. Depois de ser dominado no primeiro parcial, o chinês de 26 anos viu Norrie ter dois pontos de break a 1-1 e mais três a 2-2, mas o britânico bateu sempre na trave e o tie-break sorriu de forma clara a Zhang. Já a terceira partida não trouxe qualquer break point — Zhang acabou sem nenhum a seu favor — e o tie-break caiu novamente para o tenista asiático.

O sonho de Zhizhen Zhang vai agora continuar com um duelo marcado frente a Taylor Fritz, a valer uma vaga nos quartos-de-final do Mutua Madrid Open. Para já, tem um salto para o 89.º posto previsto na próxima semana.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt