Wu joga muito e é o primeiro chinês nas ‘meias’ de um ATP desde 1995

Por José Morgado - Fevereiro 11, 2023
wu-yibing

Yibing Wu, antigo prodígio chinês que depois de vencer o US Open de juniores com apenas 16 anos viu o início da sua carreira afetado por quatro operações — esteve quase três anos sem competir –, fez história esta sexta-feira ao final da noite, ao tornar-se no segundo tenista chinês de sempre (e primeiro desde 1995) a chegar às meias-finais de um torneio ATP.

O jogador de 23 anos, que passa boa parte do ano a treinar nos Estados Unidos, acedeu ao top 4 do torneio de Dallas, depois de derrotar de forma categórica nos quartos-de-final o francês Adrian Mannarino, 63.º ATP, por 6-3 e 6-4, em 1h13 e com uma exibição que roçou a perfeição.

O asiático, 97.º ATP (mas vai subir pelo menos uma dúzia de lugares no ranking), vai defrontar o norte-americano Taylor Fritz, número 8 ATP, nas meias-finais de sábado.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt